BLOG YU

O poder da música no ambiente de trabalho

Publicado em 24 de March de 2023

Saiba como os sons dos ambientes impactam a produtividade dos colaboradores e como elas podem beneficiar nas tarefas diárias.

O ambiente de trabalho é um local onde passamos grande parte do nosso tempo diário e semanal. Portanto, o clima organizacional é um fator determinante para a satisfação e produtividade dos colaboradores, impactando diretamente no rendimento e nas relações.

Sendo assim, a música tem um papel importante na jornada e no ambiente de trabalho, podendo contribuir para criar um ambiente mais agradável e descontraído. Além disso, ela possui outros aspectos psicológicos que podem impactar os colaboradores e a produtividade.

A psicologia por trás da música no ambiente de trabalho

Praticamente todos gostam de escutar uma música que lhe agrade, não é mesmo? Isso acontece porque ouvir música ativa o sistema de recompensa do nosso cérebro, também conhecido como dopamina. Existem estudos que acompanham as reações das pessoas e o pico de resposta emocional ao estímulo provocado pela sonoridade.

No ambiente de trabalho, a música se mostra um diferencial, pois o cérebro passa a associar ela como uma recompensa a um resultado desejável. Assim, ao realizar tarefas no trabalho com um som ambiente, os colaboradores estão treinando indiretamente o cérebro para uma recompensa hormonal, podendo ser a chave para uma produtividade maior.

Quando falamos de música, é impossível não abordar um dos estudos mais citados quando o relacionamos com produtividade, o “Efeito Mozart”. O estudo realizado pela Universidade da Califórnia por neurobiologistas, comprovou que pessoas submetidas a estímulos musicais, mais especificamente a Sonata K 448, ofereceu efeitos temporários de concentração e desempenho.

Como a música no ambiente de trabalho impacta o clima organizacional?

O clima organizacional é o conjunto de valores, crenças, atitudes e comportamentos que caracterizam uma empresa ou organização. Sendo assim, ele pode ser influenciado por diversos fatores, como a cultura organizacional, a liderança, a comunicação, as relações interpessoais, a remuneração, os benefícios e muitos outros.

Portanto, um clima organizacional positivo é aquele onde os colaboradores se sentem motivados, engajados e satisfeitos com o trabalho. Por outro lado, um clima negativo pode levar a conflitos, desmotivação e baixa produtividade.

Sendo assim, a música é um elemento que pode contribuir para criar um clima organizacional positivo. Ela contribui para os colaboradores trabalharem relaxados, ajuda a reduzir o estresse, melhora o humor e aumenta a criatividade.

Além disso, a música pode criar um ambiente mais descontraído e agradável, o que pode levar a uma maior satisfação dos colaboradores e um melhor desempenho no trabalho. Afinal, trabalhadores felizes com suas tarefas refletem diretamente na rotina e nos resultados do negócio.

Benefícios da música no ambiente de trabalho

Existem diversos benefícios associados ao uso da música no ambiente de trabalho. Por exemplo:

1 — Reduz o estresse

A música pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, o que pode melhorar o bem-estar dos funcionários e aumentar a produtividade.

2 — Melhora o humor dos colaboradores

Ela também contribui para o humor e a disposição dos colaboradores, o que pode levar a uma maior satisfação no trabalho e um melhor desempenho.

3 — Aumenta a criatividade

Ela estimula a criatividade e a imaginação, fundamental em ambientes onde é necessário estimular os colaboradores para desenvolver soluções criativas.

4 — Fortalece as relações interpessoais

Também é possível criar ambientes mais descontraídos e agradáveis, o que pode contribuir para fortalecer as relações interpessoais entre os colaboradores. Isso pode levar a uma maior colaboração, comunicação e trabalho em equipe.

5 — Melhora a concentração

Assim como já abordamos, a música pode ajudar a melhorar a concentração dos colaboradores, especialmente em trabalhos onde é fundamental a atenção.

6 — Aumento da produtividade

Por fim, a música também pode levar a uma maior produtividade dos funcionários, especialmente em tarefas repetitivas ou monótonas. Isso porque ela permite que o trabalho seja mais agradável, tirando a sensação de tédio do funcionário.

Como escolher a música adequada para o ambiente de trabalho?

Embora a música possa trazer inúmeros benefícios, é necessário atenção nas escolhas. Isso porque é preciso considerar que cada pessoa possui um gosto, o que pode gerar estresse para alguns colaboradores. Sendo assim, existem algumas dicas especiais para não errar na hora de escolher o som para o ambiente de trabalho.

Considere o gosto dos colaboradores

É importante considerar o gosto musical dos colaboradores ao escolher a música para o ambiente de trabalho. Se a maioria dos colaboradores prefere um determinado estilo de música, é melhor escolher músicas que agradem à maioria ou sons mais neutros, como de ambientes ou até sinfonias leves, como Beethoven ou Mozart.

Evite músicas com letras agressivas e batidas pesadas

É importante evitar músicas com letras agressivas ou com conteúdo inapropriado para o ambiente de trabalho. Além disso, músicas com letras e ritmos muito complexos ou rápidos podem distrair os colaboradores.

Mantenha o volume adequado

O volume da música deve ser mantido em um nível adequado para que não se torne uma distração para os colaboradores. O ideal é manter um volume baixo ou suficiente para os colaboradores poderem se concentrar no trabalho, mas alto o bastante para criar um ambiente agradável.

Varie os estilos musicais

É importante variar os estilos de música durante o dia para evitar que se torne repetitivo e entediante. Você pode optar por começar com estilos de música mais calmos e relaxantes e depois ir para os mais animados e energéticos, conforme o momento do dia e o tipo de tarefa a ser realizada.

Criar ambientes de trabalho saudáveis valoriza o seu negócio

Já se foi o tempo onde o salário era o principal fator de uma empresa para se destacar no mercado. Atualmente, as pessoas preferem ganhar menos e ter mais qualidade de vida, é o que diz 88% das pessoas, segundo matéria publicada no portal G1 de acordo com pesquisa realizada com mais de 30 mil respondentes.

Esse dado nos mostra como as pessoas estão mais preocupadas com o seu bem-estar e de trabalhar em um local saudável.  Para isso, buscar uma vaga de trabalho adequada em um local que se preocupe com os colaboradores é muito importante na hora de procurar emprego.

Pensando nisso, desenvolvemos a Jornada Yu, onde temos times dedicados para a busca e seleção de candidatos, estudamos o mercado para entender suas transformações, tendências, cultura da marca, benefícios e muito mais. Além disso, também contamos com uma comunidade de talentos, onde criamos proximidade entre as tribos e compartilhamos conteúdos relevantes.

Aqui você encontra a vaga certa para o seu currículo ou o candidato ideal para a sua empresa. Saiba mais clicando aqui.