BLOG YU

Metodologia Scrum: como utilizá-la na gestão de projetos

Publicado em 14 de March de 2023

Conheça mais sobre essa gestão de projetos e qual o papel dela no futuro das empresas.

A metodologia Scrum tornou-se uma ótima opção para as empresas que desejam organizar e gerenciar projetos mais complexos. Utilizando os princípios dos métodos ágeis, ela reduz o tempo para a entrega de projetos e ajuda o negócio a se adaptar com mais facilidade às mudanças enquanto ocorrem as fases de produção.

Desse modo, é possível diminuir o desperdício de recursos e também de dinheiro, organizando demandas e equipes de maneira mais eficiente. Embora pareça complicado para quem nunca teve contato, a metodologia Scrum é simples de ser aplicada, basta que o seu negócio siga todas as etapas. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é a metodologia Scrum

Criada com o objetivo de facilitar projetos complexos, a metodologia Scrum é um framework (conjunto de ações e estratégias que visam resolver problemas) simples, pensada e desenvolvida por Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Ela é conduzida a partir de ciclos de atividades, chamados de Sprint, sendo que cada um deles pode ser planejado previamente e determinado por um período para que as equipes possam realizaras tarefas.

Dessa forma, a metodologia Scrum permite que o desempenho do time seja potencializado, acompanhando as evoluções de cada etapa do projeto. O seu principal objetivo é focar na alta qualidade da produção, atendendo aos prazos estipulados.

No livro “Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”, o criador da metodologia Jeff Sutherland conta que é possível aumentar os resultados com menos pessoas, recursos e tempo, e ainda assim ter uma qualidade melhor nos resultados.

A estrutura do Scrum busca aproveitar a maneira como as equipes realmente trabalham, dando a elas as ferramentas para se auto-organizar e, o mais importante, aprimorar rapidamente a velocidade e a qualidade do trabalho”, aponta Sutherland.

Quais os princípios da metodologia Scrum?

Por ser uma metodologia que visa tornar os processos mais ágeis, os seus ciclos em um projeto demandam muitas reuniões e alinhamentos para melhorar os processos. A ideia é que o acompanhamento seja constante, se possível diariamente. Assim, os colaboradores têm a possibilidade de realizar trocas de estratégias, concluindo rapidamente o projeto.

Vale destacar que não é característica dessa metodologia seguir sempre o mesmo caminho. A todo momento, são analisados eventuais obstáculos que precisam de soluções rápidas, corrigindo os erros antes de se chegar ao produto final. Isso poupa o tempo das equipes e dos clientes.

Como funciona a metodologia Scrum

Conhecer cada fase dos projetos é parte fundamental da metodologia Scrum, tornando o processo mais simples e claro. Isso porque é possível manter os registros visíveis sobre o andamento de cada etapa.

A metodologia Scrum segue alguns princípios, tais como:

  • Flexibilidade de prazos e resultados;
  • Operação com times menores;
  • Revisões constantes;
  • Colaboração entre os funcionários;
  • Orientação em cada etapa de maneira clara.

Principais vantagens de aplicar a metodologia Scrum

Além de facilitar e simplificar o desenvolvimento de projetos, tornando-os mais eficientes e ágeis, a metodologia Scrum conta com as seguintes vantagens abaixo:

  • Ajuda a criar um ambiente de trabalho mais colaborativo;
  • Segundo estudos, aumenta o ROI (Retorno sobre Investimento) das empresas;
  • Proporciona melhoria contínua das operações;
  • Aumenta a integração e comprometimento dos colaboradores;
  • Motiva o time que acompanha a evolução dos projetos diariamente;
  • Oferece condições para um planejamento constante, evitando pequenas falhas.

Diferenças da metodologia Scrum para a concorrência

Primeiramente, para compreender as diferenças entre a metodologia Scrum e a concorrência é preciso saber que ela é uma metodologia ágil. Isso significa que essa estratégia reúne inúmeras práticas alternativas em relação à gestão de projetos e visa a constante adaptação e rapidez na realização dos projetos.

Por isso, é uma metodologia muito usada por áreas de tecnologia, que demandam de mudanças constantemente. Entretanto, é possível adaptá-la em projetos das mais diferentes áreas, o que a faz com que seja um fenômeno.

Metodologia Lean

Entre os concorrentes, temos a metodologia Lean desenvolvida pela Toyota. Neste modelo, o princípio é “enxugar” os processos. Assim, é eliminado qualquer desperdício de tempo, matéria-prima, espaço, mãos de obra e atividades. Tudo isso é feito para potencializar a empresa e torná-la mais competitiva.

Kanban

Outro concorrente do Scrum é o Kanban, uma ferramenta desenvolvida com o princípio de controlar o fluxo de trabalho. Diferentemente do Lean, a sua principal ideia é que o time controle as atividades em andamento, observando o que foi feito e o que precisa ser iniciado. Assim, é possível manter um fluxo constante de operações e trabalho em equipe.

Metodologia PMBOK

Outra abordagem é o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), uma metodologia mais comum entre os tradicionalistas. Esta ferramenta oferece soluções eficazes, pois trabalha com a previsibilidade, auxiliando a organização de um projeto em um ciclo de vida que seja controlável, fornecendo histórico e cumprimento de tarefas.

Embora tenha semelhanças com o Scrum, o PMBOK é um método mais rígido, que não permite mudanças. Assim, a ideia inicial do projeto deve permanecer. Já no Scrum, o escopo de um projeto não precisa ser considerado fixo, adaptando-se à percepção de valor do projeto e dos clientes.

Por que escolher a metodologia Scrum?

Apesar de ter uma forte concorrência, a metodologia Scrum é a principal escolha das empresas, principalmente de startups, pois facilita a adaptabilidade. Em um mundo com tantas mudanças, saber que tudo está suscetível a alterações do dia para a noite é fundamental para poder se reinventar.

Assim, é possível detectar rapidamente os problemas e mudar o caminho quando for necessário, de maneira transparente com todos da organização. Além disso, é possível visualizar com facilidade o progresso em cada etapa, sabendo o status do projeto sempre que necessário.

Como aplicar a metodologia Scrum

Por ser uma metodologia facilmente adaptável, qualquer negócio pode aplicá-la em suas operações. Para isso, é preciso contar com um time multidisciplinar, para que diferentes tipos de profissionais desenvolvam o mindset dos métodos ágeis.

Essa solução pode estar dentro do próprio negócio, ou no mercado, capaz de identificar potenciais talentos para as suas operações. Em ambos os casos, você pode contar com a jornada Yu para te auxiliar. Aqui, trabalhamos através de três frentes interconectadas: busca e seleção de novos colaboradores, estudo completo de mercado e comunidade de talentos.

Conheça mais sobre nós e como podemos te ajudar a aplicar uma metodologia Scrum eficiente.

Entre em contato clicando aqui!