BLOG YU

Comportamento de líderes — equilíbrio entre segurança e vulnerabilidade

Publicado em 27 de February de 2023

Entenda mais sobre a importância de ter um bom líder e como encontrar esses profissionais.

O comportamento de líderes no ambiente de trabalho se tornou algo muito importante para os colaboradores de uma empresa. Isso afeta diretamente a jornada de trabalho e como o negócio é visto no mercado. Afinal, ninguém deseja trabalhar em um ambiente que não se sinta à vontade e que não é reconhecido.

Segundo pesquisa realizada pela empresa Gallup, 75% das pessoas deixam os seus empregos por causa do mau relacionamento com os gestores. Esses dados mostram a influência do comportamento dos líderes nas empresas, evidenciando a necessidade de ter profissionais que se preocupam com isso na equipe.

Em muitas ocasiões, profissionais com essa habilidade podem ser encontrados dentro da própria empresa. É necessário observar quando um profissional se destaca nesse papel, mesmo que não seja sua função dele. Outras vezes, é preciso buscar um profissional no mercado que equilibre segurança e vulnerabilidade, oferecendo o que a empresa precisa.

O que muda entre líderes e chefes?

O termo liderança não era tão comum antigamente, enquanto os chefes predominavam nos locais de trabalho. Geralmente, eram pessoas implacáveis que não podiam demonstrar sentimentos e geriam o ambiente com base na coação e no medo dos colaboradores.

Mesmo que ainda existam profissionais com este modelo, muitas empresas já entenderam que não é mais o perfil ideal. A busca por líderes que inspiram, engajam e motivam as equipes aumentou. As organizações perceberam que esses profissionais geram muito mais resultados e conseguem desenvolver os outros funcionários.

Como equilibrar segurança e vulnerabilidade?

Lidar com as emoções é uma das tarefas desafiadoras dos cargos de liderança. É preciso ser humano e ter empatia, mas também é preciso ser seguro ao tomar decisões e comunicar com a equipe. É necessário que os colaboradores se sintam à vontade no ambiente para serem honestos com suas ideias e sentimentos, sem receio de serem mal interpretados ou julgados.

Para ser certeiro na construção do ambiente, é fundamental escolher um líder que equilibre as suas emoções; que consiga mostrar seu lado humano e vulnerável, sem perder a segurança de ser um bom gestor. É preciso que o funcionário que exerça a função de liderança seja o porto seguro, mesmo que não tenha todas as certezas, mas que engaje o time para que as pessoas consigam atender todos os objetivos da empresa.

Comportamento de líderes que são benéficos

A busca pelo profissional certo para exercer um cargo de liderança merece planejamento. É preciso que o comportamento de líder esteja adequado ao que a empresa espera. Por exemplo:

  • Saber construir relacionamentos com os colaboradores;
  • Comunicar-se claramente;
  • Promover a colaboração e despertar o potencial do time;
  • Alinhar estratégia de ações;
  • Compartilhar a responsabilidade empoderando os colaboradores;
  • Atingir resultados sustentáveis;
  • Dar feedbacks constantes de desenvolvimento para o time;
  • Dar visibilidade do trabalho de cada colaborador para a alta gestão;
  • Tomar decisões assertivas e muito mais.

Como encontrar o líder certo para a minha empresa?

Encontrar o profissional ideal é um grande desafio, ainda mais quando falamos de cargos de liderança. Por isso, é fundamental contar com um plano de ação e uma estratégia para buscar o líder que a sua empresa está procurando.

Você pode também contar com o time  Yu, que dispõe de um processo completo e estratégico para a sua empresa. Tudo começa com uma triagem interativa e automatizada do candidato, com uma interação leve, humanizada e descontraída.

Com todos os dados coletados, a expertise Yu te ajuda a gerar informações sobre o mercado para encontrar o perfil correspondente às necessidades do seu negócio. Comece a sua jornada Yu, entre em contato com o nosso time e conheça mais sobre o que fazemos.