BLOG YU

Demissão humanizada: o que é e como adotar na sua empresa

Publicado em 21 de March de 2023

Entenda a importância desta estratégia de desligamento de colaboradores e como aderir.

Em meio a um cenário de demissões em massa, sabemos que desligar um colaborador da empresa nunca é uma tarefa simples. É preciso ter cuidado na abordagem e ao conduzir esse processo, para não ser uma prática constrangedora, tanto para a empresa quanto para o profissional.

Por isso é importante falarmos sobre a demissão humanizada, uma estratégia de desligamento de colaboradores que vem ganhando atenção nas empresas. Atitudes como essa, mais empáticas, ajudam a suavizar o impacto na imagem da organização e também diminui os possíveis danos emocionais que o colaborador possa enfrentar.

Uma pesquisa da Employee Experience, do Great Place To Work (GPTW), aponta que apenas pouco mais da metade das instituições (54,9%) possuem critérios definidos para demissão. Enquanto isso, 45,1% não têm elementos definidos para isso. Vamos entender melhor sobre este processo de humanização ao demitir alguém e como funciona. Acompanhe a leitura!

O impacto da demissão em massa nas empresas

Recentemente, muitas empresas enfrentaram um processo de demissão em massa; alguns ocasionados pela crise da pandemia. Com isso, o sinal de alerta quanto à saúde mental das pessoas foi acionado, mas não apenas de quem estava sendo desligado, já que os colaboradores que ficam também são afetados.

A jornalista Josie Cox, da BB, levantou a importância do assunto ao produzir uma matéria intitulada “The toll of layoff anxiety” ou “O pedágio da ansiedade de dispensa”. No artigo, a autora conversa com pessoas que permaneceram em seus empregos após um grande corte de funcionários, mostrando a insegurança que esses colaboradores vivem diariamente.

O anúncio de eventuais demissões e o medo de ficar desempregado pode prejudicar a saúde mental e a produtividade da equipe. Nos casos mais comuns, a ansiedade e a depressão tendem a ser os primeiros sintomas a aparecer, junto com a perda do sono, fadiga excessiva, desmotivação, ganho ou perda de peso. Nessas horas, fazer isso da maneira mais humanizada possível é fundamental, tanto para os funcionários quanto para a imagem do seu negócio.

Afinal, o que é demissão humanizada?

Também conhecida como desligamento humanizado, esse modelo de demissão conduz a saída de um funcionário de maneira mais cuidadosa e empática, reduzindo possíveis impactos negativos, tanto para a imagem da empresa quanto para o colaborador.

A ideia principal da demissão humanizada é otimizar tempo e recursos através de um processo mais leve e menos traumático. Mais do que uma despedida do colaborador que encerra o vínculo empregatício, a abordagem pode trazer inúmeros benefícios para a empresa. Vamos falar deles a seguir!

Por que considerar uma demissão humanizada?

As tarefas de um líder ou de um departamento de RH vão além de atrair e recrutar talentos, o cuidado com os funcionários também faz parte da rotina. Então, independentemente do motivo escolhido para desligar o colaborador, a demissão humanizada deve ser considerada em qualquer situação.

Isso porque ela fortalece o clima organizacional da empresa e o employer branding do empregador. Dessa forma, é possível maximizar a confiança dos outros colaboradores, além de diminuir os riscos de possíveis processos trabalhistas, já que mesmo sendo desligado, o ex-funcionário se sentirá acolhido e apoiado para voltar ao mercado.

Como minimizar os impactos causados pelas demissões

Receber a notícia de que está sendo demitido não é nada agradável, mas é possível diminuir o impacto provocado e até colaborar com a volta por cima do funcionário. Quando falamos de um cenário irreversível, onde não há outra opção, existem algumas ações que você pode adotar. Por exemplo:

Não deixe que o desligamento seja uma surpresa

Todo processo de demissão começa antes da decisão final da liderança. Então, busque sempre o famoso “olho no olho”, seja transparente, explique com antecedência a situação e deixe o colaborador preparado para isso.

Estenda alguns benefícios por um período

Seja vale-alimentação, plano de saúde, ou qualquer outro benefício que a sua empresa ofereça, estender alguns desses planos é uma maneira de mostrar empatia. Em um momento difícil, toda ajuda é bem-vinda. Assim, você possibilita que o profissional utilize esses benefícios por alguns meses, permitindo que eles se organizem financeiramente.

Recomende os profissionais no mercado

Em um momento de recomeço, uma carta de recomendação, indicação, ou até exaltar o profissional para outras empresas pode ajudar no futuro dele. Dessa forma, você tem uma maneira simples e humana de ajudá-lo, exaltando as principais competências que você reconhece naquela pessoa.

Crie programas de desenvolvimento

A capacitação constante dos colaboradores é algo muito benéfico para o dia a dia da empresa. Porém, essa iniciativa é ainda mais valorizada em um processo de demissão, pois você está oferecendo a oportunidade para a pessoa se desenvolver e se recolocar no mercado.

Como conduzir uma demissão humanizada?

Embora o fato de despedir uma pessoa seja delicado, existem algumas abordagens para que a experiência se torne menos desagradável. Confira algumas dicas de como conduzir uma demissão humanizada:

Defina o momento certo

O ideal é que a conversa com o colaborador seja em particular, com privacidade para um diálogo sem ser interrompido. Busque, de preferência, tratar a conversa com o famoso “olho no olho”, sem telefone, e-mail, mensagem ou chamadas virtuais. Lembre-se sempre de tratar com humanidade e respeito o colaborador.

Seja direto e educado

Por ser uma situação delicada, procure ter empatia, sem ser ríspido e grosseiro; o momento merece tato para não ser constrangedor e evasivo. É preciso escolher bem as palavras e, se puder, pense bem antes da conversa. Procure ser direto, sem dar muitas voltas no assunto e mantenha sempre o mesmo tom de voz, mostrando ao funcionário que a conversa é definitiva, evitando cair em contradições.

Mantenha-se calmo e respeite a reação do colaborador

Controlar as suas emoções, como raiva, tristeza e ansiedade, é fundamental para que o funcionário se sinta seguro na situação. Entretanto, a reação de um colaborador nessas situações é imprevisível, podendo conter choros, desabafos ou uma reação desequilibrada. Procure ouvir e deixar que ele se expresse nesse momento sem interrupções.

Comunique o restante da equipe

Após a demissão, comunique o restante da equipe, de forma objetiva, com cuidado para não expor o ex-colaborador. Assim, você evita especulações e transmite a mensagem de que a gestão se importa em dar satisfações sobre o que acontece no ambiente de trabalho.

Conte com uma equipe de RH especializada

Uma demissão humanizada também passa por um processo de contratação humanizada. Para isso, contar com uma equipe de RH especializada, que tenha entendimento total da cultura da empresa, é fundamental para o sucesso na gestão de pessoas.

Nosso trabalho consiste em fomentar projetos para cada cliente enfrentar as transformações e desafios em seu negócio, propondo um estudo de cenário completo.

Tenha um RH preparado, conte com a Yu. Clique aqui e saiba mais.