BLOG YU

Novidade | Alô, designers! Bancos de imagens com inteligência artificial

Publicado em 31 de março de 2023

Entenda mais sobre como essa tecnologia impacta o trabalho dos designers, seus benefícios e cuidados para aderir ao usá-la.

Os bancos de imagens com inteligência artificial prometem mudar uma das principais alternativas para o mundo do marketing. Por ser uma ferramenta essencial para designers, criativos e profissionais de comunicação que buscam imagens de alta qualidade para suas campanhas, os bancos de imagens sempre foram fundamentais nos processos, por isso temos diversas opções para abastecer o mercado.

Entretanto, com o avanço da tecnologia, os bancos de imagens evoluíram de maneira surpreendente. Agora estão utilizando a inteligência artificial para melhorar ainda mais a experiência do usuário, podendo processar grandes volumes de dados e gerar diversos insights a partir deles, auxiliando os designers a tomar decisões eficientes e mais eficazes.

Contudo, mesmo com a inteligência artificial já fazendo parte de nossas vidas, precisamos ressaltar que ainda é o início dessa tecnologia. Ela está sendo moldada para o futuro, então nada do que temos hoje possui 100% de precisão, é necessário utilizá-la como uma aliada de nossas tarefas diárias, também no design, para atingir resultados melhores e evoluir o processo produtivo.

Como a Inteligência Artificial está transformando os Bancos de Imagens?

A Inteligência Artificial (IA) está transformando a maneira como os bancos de imagens funcionam. Com ela, é possível categorizar imagens, reconhecer objetos, pessoas e animais, além de identificar até mesmo as emoções e sentimentos humanos. Dessa forma, isso torna a busca por imagens muito mais rápida e precisa, permitindo que os usuários encontrem exatamente o que estão procurando em questão de segundos.

Além disso, a IA também pode ajudar a aprimorar a qualidade das imagens. Já existem algoritmos que podem corrigir problemas de iluminação, remover objetos indesejados e até melhorar a qualidade da imagem para oferecer uma experiência mais satisfatória na hora de realizar o trabalho.

Recentemente, o Shutterstock anunciou a integração dos serviços de inteligência artificial em suas operações. Em parceria com artistas que contribuem para o banco de imagem da empresa, eles acreditam que estarão abrindo espaços para a comunidade artística da empresa e novos fluxos de receita.

No comunicado, Paul Hennessy, diretor-geral da empresa, disse que “Os meios para expressar a criatividade estão em constante evolução e expansão. Reconhecemos que é nossa grande responsabilidade abraçar esta evolução e assegurar que a tecnologia generativa que impulsiona a inovação se baseie em práticas éticas”.

O que são os banco de imagens com inteligência artificial?

Utilizando algoritmos de aprendizado de máquinas para selecionar e categorizar imagens, os banco de imagens que utilizam a inteligência artificial são uma grande novidade no mercado. Isso porque eles não dependem de metadados ou tags, a tecnologia é capaz de analisar as características visuais mais importantes para classificar e sugerir o que é mais relevante para os usuários.

Sendo assim, essa abordagem tem como objetivo identificar padrões e tendências para os designers terem uma experiência completa e rápida. Dessa forma, é possível reduzir o tempo de busca dos usuários sem depender de interação humana para a seleção e categorização de todas as imagens do banco.

Benefícios dos bancos de imagens com inteligência artificial

Os designers e criativos são alguns dos principais beneficiários dessa nova tecnologia. Com o uso de inteligência artificial nos bancos de imagem, é possível economizar tempo e esforço na busca por imagens. Assim, você pode se concentrar mais nos projetos e na qualidade das suas entregas ao invés de ficar buscando imagens.

Além disso, também é possível encontrar imagens mais exclusivas e autênticas. Com a capacidade de reconhecer emoções e sentimentos, os algoritmos podem ajudar a identificar imagens que evocam emoções específicas, tornando as campanhas de marketing mais eficazes.

Outro benefício importante é a possibilidade de personalização. Assim, é possível ser mais específico para encontrar imagens que se encaixem perfeitamente no tom e no estilo de uma campanha de marketing específica. Isso pode aumentar a eficácia da campanha e melhorar a experiência do usuário.

Qual o impacto dessa tecnologia no mercado?

A tecnologia é uma importante ferramenta em nossa rotina, e quando alinhamos ela ao mercado digital, temos infinitas possibilidades. Sendo assim, o uso da inteligência artificial por bancos de imagens tem oferecido diversos tipos de conteúdos criativos, que vão de artes a anúncios, com infinitas possibilidades.

Por ser um sistema novo que vem levantando discussões por diferentes profissionais, principalmente devido aos royalties pagos aos artistas. Entretanto, essa tecnologia ainda está no início e tem muito para crescer. Contudo, um dos maiores desafios para o avanço dela é corrigir algumas imprecisões que reforçam estereótipos e preconceitos estruturais que podem estar enraizados em seus arquivos.

Como utilizar a inteligência artificial dos bancos de imagens de maneira consciente?

Embora ofereça inúmeros benefícios, é necessário ressaltar o uso consciente desta tecnologia. A inteligência artificial não é perfeita e pode cometer erros, principalmente quando é necessário reconhecer emoções e sentimentos. Além disso, ela também pode se equivocar em alguns casos, perpetuando preconceitos e estereótipos.

Dessa forma, se os algoritmos forem treinados com imagens que perpetuam preconceitos, eles podem propagá-los em suas buscas e categorizações de imagens. Por isso, é importante utilizar essa ferramenta de maneira consciente, evitando esses erros. Também vale lembrar que ela não deve ser utilizada como um substituto para a criatividade humana. Ainda é preciso a habilidade do designer em escolher imagens que se encaixam perfeitamente com a mensagem que se quer passar.

Aderir cuidados para que a tecnologia não tenha influência direta em seus projetos também é muito fundamental. Sendo assim, é necessário pensar em como utilizar de maneira criativa e eficaz as imagens oferecidas. Lembre-se sempre que nada pode substituir o ser humano e sua visão de mundo, e essa essência precisa prevalecer nos projetos.

Portanto, é preciso estar atento às limitações tecnológicas e trabalhar em parceria com a máquina para conseguir bons resultados. Então, use-a como uma ferramenta para te ajudar a tomar decisões, mas nunca a deixe prevalecer. Reforce o seu estilo, suas ideias e experimente variadas emoções para criar conceitos únicos de projetos que encantem e gerem emoções nos clientes. Essas coisas as máquinas não conseguem fazer.

A inteligência artificial já está em tudo ao nosso redor

O futuro chegou e ele é agora! A inteligência artificial é uma tecnologia que, embora seja nova, já se faz presente ao nosso redor. Seja em equipamentos eletrônicos, nos bancos de imagens, ou até mesmo no processo de seleção de candidatos de uma empresa.

Por exemplo, na Jornada Yu, contamos com o Yuri, nossa inteligência de gestão de jornadas de seleção. Ele nos auxilia na triagem interativa e automatizada dos candidatos, ajudando a escolher as melhores vagas para os candidatos e os melhores profissionais para cada cargo das empresas. Assim, é possível ter diferentes dados para uma experiência completa.

Conheça mais sobre a nossa ferramenta, clique aqui para conhecer a área do candidato e nossas oportunidades. Ou clique aqui para entrar em contato conosco e encontrar o profissional certo para o seu negócio.