BLOG YU

O que é, como surgiu e qual a importância do Marketing Verde

Publicado em 6 de June de 2023

Você já ouviu falar em Marketing Verde?

Muito provavelmente sim…

Mas você sabe o que é?

Não? Então vem com a gente, que aqui vamos explicar o que é, como surgiu e qual sua importância para as empresas.

Você já deve ter percebido por aí que algumas empresas fazem super questão de mostrar para os clientes e para o público como estão envolvidas com a sustentabilidade, e como seus produtos são “verdes”, eco-friendly, 100% naturais, dentre tantas outras expressões.

Tudo isso porque a sustentabilidade está se tornando um fator decisivo nas decisões de compra dos consumidores.

De acordo com estudo da Opinion Box ¹, 67% dos consumidores entrevistados têm o hábito de pesquisar as práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa) das empresas antes de decidir realizar uma compra.

Além disso, 75% afirmam que companhias que adotam medidas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes.

E é aí que entra o marketing verde, se tornando fundamental para as empresas.

O marketing verde, também conhecido como marketing ambiental e ecomarketing, consiste em adotar uma estratégia de marketing com apelo ecológico e ambientalmente amigável, que foca nos benefícios (ou na ausência de malefícios) dos produtos, do modo de produção, ou da postura em geral da empresa em relação ao meio ambiente.

Qualquer conceito de marketing verde deve, portanto, abordar a estratégia de apontar a forma como os produtos são produzidos.

Isso envolve, por exemplo, a ausência de materiais tóxicos, a utilização de itens reciclados ou renováveis, a redução de embalagens, a prática de não realizar testes em animais e dentre outras iniciativas.

Mas não se engane, a abordagem só deve ser adotada se a empresa realmente agir com responsabilidade ambiental e social. Ou seja, seu negócio deve ser, de fato, eco-friendly. Caso contrário, estará praticando o chamado greenwashing (lavagem verde).

Para estar de acordo com o marketing ambiental, o empreendimento deve ser:

  • Ecologicamente correto: atuar sem agredir o meio ambiente e proteger o planeta;
  • Economicamente viável: buscar o crescimento econômico e o lucro sem prejudicar a natureza;
  • Socialmente justo: agir com ética, respeito e transparência, além de contribuir para uma sociedade mais justa; e
  • Culturalmente aceito: promover a diversidade, o respeito e a igualdade.

Percebe que a necessidade de responsabilidade não é somente ambiental, mas também econômica, social e cultural?

Como surgiu essa estratégia?

O surgimento do marketing verde veio com o despertar da população sobre a consciência em relação ao meio ambiente.

Apesar de ter aparecido no fim dos anos 60 nos Estados Unidos e na Europa, o marketing verde no Brasil e no mundo ganhou relevância somente no final da década de 80. Foi quando surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável.

A partir da década de 20, começaram as preocupações com questões institucionais, e por isso, mudanças na legislação. Os empreendedores começaram a se posicionar na busca de soluções que fossem menos agressivas ao meio ambiente e que atendessem as novas legislações.

Benefícios do marketing verde para as empresas

De início algumas empresas se adaptaram às práticas sustentáveis visando somente responder às exigências legais, mas perceberam também que não cumprindo a legislação, possivelmente se envolveriam em um escândalo ambiental gerando assim, uma imagem negativa sobre a marca, o que poderia ser uma desvantagem em relação aos concorrentes.

Ao longo do tempo, a conscientização ecológica evoluiu tanto que acabou se tornando um novo desafio para as empresas, logo as diversas iniciativas de marketing verde possibilitaram criar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, que por sua vez, podem ajudar a ganhar a confiança do consumidor, e melhorar o valor da marca no mercado.

O relatório Green Packaging Market Report (2023)², da Grand View Research, projeta que o mercado global de embalagens verdes deve atingir US$ 503,43 bilhões até 2030. Essa evolução se dá pela crescente demanda dos consumidores favoráveis ao meio ambiente, que buscam outras alternativas para produtos de embalagem não sustentáveis.

Algumas empresas parceiras da YU que utilizam o Marketing Verde

Natura

 Natura é referência de marketing verde quando falamos em empresas brasileiras. Embalagens de papel reciclado, projetos de conservação da Amazônia, responsabilidade de redução das emissões de carbono, teste de carros elétricos nas operações logísticas. Tudo isso faz parte do marketing verde da Natura.

Renner

A empresa aumentou o mix de produtos fabricados com menos impactos ambientais. Esses itens receberam uma etiqueta com o selo “Re”, para especificar as características responsáveis na produção do produto, como uso de fio reciclado na composição.

Além disso, a empresa ainda utiliza energias renováveis e de baixo impacto na produção das peças, além de realizar um cuidado especial na seleção de fornecedores e matérias-primas com intuito de promover o respeito ao meio ambiente e aos direitos trabalhistas.

Já na área social, a Renner se compromete em ter, no mínimo, 50% dos cargos de lideranças ocupados por pessoas negras até 2030.

Suzano

A  Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, foi reconhecida pela revista Exame como uma das empresas com melhores práticas ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) do setor de papel e celulose no Brasil. Nesta edição, a pesquisa foi conduzida pelo Ibmec e indicou 45 empresas de destaque em 15 categorias.

Além das metas de remoção de CO2, mitigação da pobreza e conservação da biodiversidade, a Suzano conta com outros 12 “Compromissos para Renovar a Vida”, que podem ser acompanhados na Central de Sustentabilidade da companhia, por meio do site http://centraldesustentabilidade.suzano.com.br/sustentabilidade-na-suzano/compromissos-para-renovar-a-vida/.

Adotar o marketing verde é demonstrar a preocupação do seu negócio com padrões de consumo responsáveis. É, de igual maneira, uma forma de se posicionar no mercado como aliado do desenvolvimento sustentável.