BLOG YU

Como criar uma foto profissional perfeita para as redes

Publicado em 5 de May de 2023

A imagem pessoal é uma das coisas mais importantes que você pode apresentar aos empregadores, e isso começa com a sua foto de perfil nas redes sociais profissionais. É a primeira impressão que as pessoas têm de você, e pode fazer uma grande diferença em como você é percebido pelos outros.

Ao criar uma foto de perfil profissional, é importante considerar a área em que você trabalha. Algumas áreas, como finanças,  investimentos e serviços jurídicos, geralmente requerem uma imagem mais neutra e conservadora. Um fundo branco ou cinza claro é uma boa escolha, assim como uma expressão facial mais neutra e séria.

Por outro lado, se você trabalha em áreas mais “cool”, como marketing, publicidade ou produtos digitais, pode ser mais ousado e criativo na sua foto de perfil. Um fundo colorido ou uma imagem que reflita sua personalidade pode ser apropriado. Expressões mais entusiasmadas e sorridentes também podem ser mais adequadas.

O que considerar na hora de tirar a foto?

Independentemente da sua área de atuação, é importante que sua foto mostre que você é confiante, profissional e capaz. Aqui estão algumas dicas gerais para criar uma foto de perfil perfeita para as redes sociais profissionais:

  1. Escolha o fundo certo: Escolha um fundo que seja neutro e não distraia a atenção da sua imagem. Um fundo branco ou cinza claro é uma boa escolha para áreas mais conservadoras, enquanto fundos coloridos ou imagens criativas podem ser mais adequados para áreas mais descoladas.
  2. Escolha a roupa certa: Vista-se como você iria para uma entrevista de emprego. Escolha roupas que sejam adequadas para o trabalho e que lhe façam sentir confiante.
  3. Iluminação adequada: Certifique-se de que você está bem iluminado. Evite ter luzes brilhantes atrás de você, pois isso pode fazer com que você fique escuro e sem nitidez.
  4. Posição adequada: Fique em uma posição confortável e natural. Não incline a cabeça para trás ou para o lado. Mantenha seus ombros retos e sua cabeça erguida.
  5. Sorria: Sorrir faz com que você pareça amigável e confiante. Sorria com os olhos também, isso ajuda a passar uma imagem mais natural.

Como criar um design legal para a foto?

Agora que você sabe o que fazer para criar uma foto de perfil profissional perfeita, é hora de começar a trabalhar. O Canva é uma ferramenta online gratuita e fácil de usar que pode ajudá-lo a criar a sua foto de perfil. Siga estes passos simples para criar a sua foto:

  1. Acesse o site Canva.com e crie uma conta gratuita.
  2. Selecione o tamanho da imagem que deseja criar. Para uma foto de perfil, escolha um tamanho de 400 x 400 pixels.
  3. Clique em “Elementos” na barra de ferramentas do Canva e procure por “Fundo”.
  4. Selecione um fundo da cor que preferir e arraste-o para a tela.
  5. Clique em “Upload” e carregue uma foto sua.
  6. Arraste a foto para o fundo e ajuste o tamanho e a posição até que você esteja satisfeito com o resultado.
  7. Salve a imagem e faça o download.

Veja um exemplo que se tornou super popular do artista Will Smith para te inspirar:

Imagem com fundo branco, com círculo amarelo e Will Smith no centro em preto e branco

Agora você tem uma foto de perfil profissional perfeita para as redes sociais profissionais. Lembre-se de atualizar sua foto regularmente e de se manter atualizado com as tendências atuais de imagem pessoal. Boa sorte na sua busca por emprego!