BLOG YU

Power Skills: o que são e como podem beneficiar a sua carreira

Publicado em 20 de January de 2023

Entenda o que são essas habilidades e como elas podem te auxiliar no mercado de trabalho.

As power skills tornaram-se fator de grande relevância para as empresas na hora de contratar um novo funcionário. Isso porque fazem referência às habilidades que os profissionais desenvolvem para melhorar seu desempenho individual e buscar resultados melhores para a companhia.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, desenvolver competências diferentes pode te colocar em vantagens na jornada por uma oportunidade. Por isso, oferecer habilidades comportamentais além das tradicionais exigências no currículo é um diferencial, e aí entram as power skills.

Com os avanços tecnológicos, mais do que investir em certificações, especializações e idiomas, desenvolver habilidades de comunicação e interação e equipe são primordiais. Afinal, ninguém gosta de trabalhar com pessoas que não agregam valor como seres humanos, não é mesmo?

Mas, afinal, o que são power skills?

Antigamente, para conquistar um emprego era necessário um bom currículo, com graduação, cursos e até mesmo experiência. Contudo, hoje em dia apenas esses atributos não são suficientes, existem outros pontos considerados fundamentais para o desenvolvimento das empresas e dos times internos.

Entre eles, temos as power skills, que correspondem à união das hard skills (habilidades técnicas) com as soft skills (habilidades comportamentais).

As competências de soft skills são aspectos e aptidões sociais, mentais e emocionais, ligados aos comportamentos profissionais e à personalidade. Aqui, podemos incluir mais do que as capacidades do currículo, como uma postura adequada no ambiente de trabalho, bom relacionamento com os colegas, gestores, clientes e público.

Segundo Rohan Rajiv, diretor de gerenciamento de produtos do LinkedIn, em entrevista ao portal Forbes: “as soft skills tornaram-se ainda mais importantes devido ao aumento do trabalho remoto e autônomo e estão crescendo em importância em todos os setores, níveis e ambientes de trabalho”. De acordo com ele, as habilidades sociais foram requisitadas em 78% dos anúncios de empregos globalmente, de junho a agosto de 2022.

Já as hard skills são as habilidades que podemos adquirir com estudos ou cursos, geralmente comprovadas por diplomas. Também conhecidas como habilidades vocacionais, essas capacitações estão sempre destacadas no currículo.

Quais são as características das power skills?

Por serem habilidades relacionadas à interação e relação com as pessoas, as power skills também se estendem a aptidões, como foco e produtividade, características importantes para se desenvolver profissionalmente e que podem beneficiar a sua carreira.

O autoconhecimento é fundamental para começar a aplicar as power skills e desenvolver habilidades como:

  • Liderança;
  • Empatia;
  • Organização;
  • Criatividade;
  • Resolução de conflitos;
  • Pensamento crítico;
  • Trabalho em equipe;
  • Resiliência;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Atitude positiva;
  • Tomada rápida de decisões;
  • Promoção de debates construtivos;
  • Facilitação e muito mais.

Também podemos citar como ética, flexibilidade e gestão de equipes como power skills. Além de serem um grande diferencial para o mercado de trabalho, essas habilidades impactam diretamente a vida pessoal, auxiliando em outros relacionamentos, sejam profissionais ou não.

Talvez a maior ferramenta que temos para o crescimento pessoal e profissional está no autoconhecimento. Ter consciência sobre si e suas ações e emoções torna qualquer pessoa mais segura, ajudando a alcançar o sucesso e a buscar o desenvolvimento constante.

O autoconhecimento significa reconhecer as coisas que você gosta e o que te deixa infeliz. Saber quais são as suas aspirações, sonhos, o que te faz bem e contribui para a sua felicidade. Tudo isso te ajuda a interagir de maneira verdadeira com o mundo ao seu redor, conhecendo sua essência, limites e habilidades.

Dessa forma, podemos dizer que desenvolver as power skills exigem muita dedicação, estudos e treino. Afinal, conseguir se comunicar bem, lidar com opiniões diferentes, ter foco, se organizar e desenvolver a liderança são coisas que demandam tempo. Por isso, esse processo precisa ser algo constante, podendo contar com o auxílio de profissionais especializados ou de maneira independente.

Confira algumas dicas para te ajudar a desenvolver as power skills :

Busque qualificação

Aprender habilidades com gestores e colegas é uma boa opção, mas você também pode buscar cursos em outras áreas que te ajudem a desenvolver determinadas características para auxiliar no seu trabalho.

“A internet está cheia de cursos on-line e gratuitos que podem te orientar a ter uma mudança de comportamento e contribuir para o desenvolvimento de power skills”, observa Bianca Oliveira, gerente de produtos e marketing da Yu.

Aceite os desafios

Muitas vezes, o que precisamos aprender está longe da nossa zona de conforto, e isso te ajudará a se desenvolver profissionalmente. Se mostrar flexível e se lançar em novos desafios é se abrir aos aprendizados, e tudo é uma bagagem extra que pode te acrescentar algo no futuro.

Aprenda com seus erros

Refletir sobre as suas ações e buscar melhorar os seus erros é crucial para o amadurecimento como ser humano, e do lado profissional isso não é diferente. “Erre, reflita sobre os erros, absorva os aprendizados e siga em frente!”, orienta Bianca.

Conte com a ajuda do RH da empresa

Uma empresa bem estruturada conta com um RH preparado para contratar e desenvolver os colaboradores. “Isso se traduz em testes de perfil comportamental, passando por avaliações de desempenho, cultura organizacional, planos de desenvolvimento, mapeamento de habilidades e estratégia ao dimensionar times diversos e ir a mercado contratar os profissionais corretos”, finaliza a gerente de produtos e marketing da YU.