BLOG YU

Como realizar uma boa avaliação de desempenho?

Publicado em 3 de February de 2023

Saiba como mensurar o desempenho dos colaboradores de maneira correta e eficiente.

Realizar uma avaliação de desempenho dos colaboradores não é uma tarefa simples, pois exige atenção e planejamento. Esse recurso é muito importante na gestão de pessoas, já que ajuda a analisar a performance de funcionários ou equipes durante determinado período.

A avaliação de desempenho permite que a empresa tenha bases efetivas para melhorar os resultados das operações e da organização. Entretanto, depende de alguns fatores, como a escolha do momento certo para realizar esse processo. Acompanhe a leitura para saber mais!

Afinal, o que é avaliação de desempenho?

Avaliação de desempenho é uma forma de mensurar a performance de determinados colaboradores ou de uma equipe de maneira periódica. Dessa forma, é possível identificar as suas principais competências técnicas e comportamentais.

Com a avaliação de desempenho, é possível avaliar e refletir junto ao colaborador sobre o nível de entrega, os talentos individuais e como se desenvolver ainda mais. Assim, criam-se planos de desenvolvimento mais robustos e eficazes, auxiliando o profissional a atingir o seu potencial máximo.

Também é possível que os resultados da avaliação ajudem a basear algumas decisões importantes de negócio. Por exemplo, oferecer promoções, bonificações, implementar medidas de treinamento para equipes e até mesmo possíveis desligamentos.

Objetivos de realizar uma avaliação de desempenho

Mais do que mensurar os resultados dos colaboradores, a avaliação de desempenho visa entender o que a organização realmente espera. Nesta análise, a equipe de RH ou o gestor avalia as metas, resultados e a execução de tarefas conforme o esperado.

São observados quais pontos de melhoria a equipe ou colaborador conseguem alcançar, criando oportunidades de treinamento e de mudança organizacional, e documentando o histórico do processo para feedbacks e análises de promoções.

Além disso, a avaliação de desempenho também aumenta o engajamento dos funcionários e evita a rotatividade de colaboradores nas equipes, uma vez que eles ficam alinhados com o que a empresa pensa sobre eles, bem como quanto de expectativa pode depositar para um possível reconhecimento.

O melhor momento para realizar uma avaliação de desempenho

Embora muitas empresas busquem por soluções para aumentar a produtividade e os lucros, ainda existem muitos negócios que não possuem um processo formal para monitorar os resultados e desempenho dos colaboradores. Geralmente, as avaliações de desempenho acabam sendo feitas apenas uma vez por ano, medindo os resultados anuais, bimestrais ou trimestrais.

No entanto, algumas companhias já perceberam que a maneira mais eficiente está em um processo de avaliação periódica, ou seja, de maneira contínua. O primeiro passo para começar a avaliação de desempenho é estabelecer uma estrutura, criando uma maneira de monitorar as informações para um diagnóstico mais preciso do que necessita ser melhorado.

Assim, é possível agregar resultados positivos em análises de períodos mais curtos, como trimestralmente, para realizar correções pontuais. Já avaliações mais completas podem ser realizadas anualmente, com relatórios do que aconteceu em cada mês de determinadas áreas ou de cada colaborador.

Qual a melhor maneira de realizar uma avaliação de desempenho?

A principal dúvida dos empresários é escolher a melhor maneira de realizar a avaliação de desempenho, mas a verdade é que não há uma forma correta. Contudo, existem boas práticas para realizá-la. Confira:

Estabeleça os objetivos da avaliação

Primeiramente, é necessário pautar os objetivos da empresa para explicar de forma clara aos colaboradores os motivos da avaliação de desempenho. Ela pode ser feita para mensurar performance individual, coletiva, o alinhamento com o negócio, o valor agregado pelo profissional, o alcance das metas e o que precisa ser melhorado.

Tenha uma estratégia alinhada com os gestores

É preciso que cada gestor de áreas específicas esteja alinhado com os objetivos para que eles sejam consensuais com os colaboradores. Dessa forma, é possível medir o desempenho profissional, a estratégia abordada e os meios utilizados para alcançar os resultados. É importante também contar com o auxílio da autoavaliação, na qual cada colaborador pode apontar o que pode melhorar na área e em suas atuações, calibrando a visão entre líder e liderado.

Informe o período desta avaliação

Um dos principais erros de quem realiza uma avaliação de desempenho é não informar o período em que os colaboradores serão avaliados. Deixar essas informações de maneira clara, se é mensal, trimestral, semestral ou anual, torna a comunicação mais direta e garante maior satisfação dos funcionários que não precisam serem pegos de surpresa com feedbacks. Comunicação e alinhamento é sempre primordial.

Escolha entre os modelos de avaliação existentes

Não existe apenas um modelo de avaliação de desempenho, as opções para aplicá-la em seu negócio são inúmeras. O importante é destacar qual delas se encaixa melhor nas suas metas, como a avaliação por competência, por objetivos, a 360º etc.

Oriente os colaboradores para aumentar o engajamento e comprometimento

Especificar de maneira clara e direta o objetivo da avaliação, seja aumentar a produtividade, conseguir resultados melhores, ou qualquer outro, é a melhor maneira de manter os colaboradores engajados e comprometidos. Dessa forma, eles se sentem realmente parte de uma equipe, pois entendem que o crescimento do negócio também é impactado por eles. Lembre-se que o porquê é muitas vezes mais importante do que o quê para convencer as pessoas de que processos são importantes.

Aplique e receba feedbacks constantemente

Nem sempre falar sobre o desempenho dos colaboradores é uma tarefa fácil, então, saiba ser direto e cuidadoso. Fugir do assunto principal pode só aumentar a ansiedade do colaborador. Por isso, aplicar feedbacks constantes e objetivos é fundamental e faz com que a pessoa saiba receber os elogios e as críticas.

Vale também reforçar o pedido para que os colaboradores ofereçam feedbacks sobre o negócio e os gestores, mostrando que há benefícios para ambos os lados.

O que não fazer

As boas práticas na avaliação de desempenho tendem a gerar benefícios para a empresa, estimulando a evolução dos colaboradores. Entretanto, podem acontecer alguns equívocos capazes de afetar e comprometer os resultados planejados para o seu negócio.

Ficar atento para não ter erros na avaliação de desempenho é importante. Afinal, ela é um retrato dos seus colaboradores e como eles enxergam a sua empresa. Os principais erros na avaliação de desempenho são:

  • Não traçar objetivos claros;
  • Não preparar os gestores para o processo de avaliação;
  • Não se preocupar com o crescimento dos colaboradores;
  • Escolher períodos longos de avaliação;
  • Feedbacks irrelevantes ou inexistentes;
  • Não ter um alinhamento estratégico entre os objetivos da empresa e dos colaboradores;
  • Observar apenas os pontos fracos sem exaltar os pontos positivos.

Como planejar uma avaliação de desempenho eficiente?

Se existe uma certeza no mundo dos negócios é que ninguém vai longe sozinho. Por isso, investir também no desenvolvimento da sua equipe é parte fundamental do crescimento do negócio.

E, nessas horas, contar com um RH que seja parceiro e ajude a enxergar cenários do seu negócio que muitas vezes passam despercebidos é um grande diferencial.

Pensando nisso, a Yu disponibiliza projetos customizados e relevantes de RH para te auxiliar em cenários de transformação. “Nossa missão é entender as tendências, cultura, estruturas e benefícios do negócio para motivar carreiras e criar estratégias únicas de mercado”, detalha Bianca Oliveira, gerente de produtos e marketing da Yu.

Conheça a Yu e entenda como podemos te ajudar a planejar sua demanda de contratação com base na análise dos resultados de avaliações de desempenho do seu quadro de funcionários, sempre se baseando em dados e de olho nas tendências do mercado. Entre em contato com a gente, clique aqui e saiba mais.